MARCIO HURCZULACK
Cirurgia Bucomaxilofacial & Implantes
Implantes Dentários | Enxertos Ósseos
A melhor forma de repor dentes perdidos é através de implantes dentários. Os implantes são dispositivos fixados cirurgicamente no osso. Com o uso de Implantes, há uma melhora considerável na qualidade de vida dos pacientes quando comparados às tradicionais próteses removíveis.

Problema Comum
Estatísticas mostram que 69% dos adultos entre 35 e 44 anos perderam pelo menos um dente permanente devido a cáries, doença gengival ou acidentes.
Estima-se que 26% dos idosos acima de 75 anos já perderam todos os dentes.
Antes dos implantes, a única solução para estes casos era o uso de próteses fixas sobre dentes ou próteses parciais ou totais removíveis.
O que é um Implante Dentário?
Um implante dentário unitário é composto de três partes:
• O implante de titânio que se funde ao osso.
• O pilar, que é a interface entre implante, gengiva e coroa.
• A coroa, peça de porcelana responsável por simular um dente natural em sua forma, função e estética
Quais as vantagens de fazer Implantes?
Os implantes eliminam a necessidade de desgaste de dentes saudáveis para fixação de uma prótese. Estas próteses geralmente necessitam de reparos ou substituições em médio prazo. Há risco do surgimento de cáries e infecções gengivais dos dentes pilares, devido a desadaptações que podem ocorrer. Isto gera um custo e desconforto indesejável a longo prazo.
Da mesma maneira, uma prótese parcial removível pode contribuir com a perda de mais dentes. Estudos mostram que até 30% dos dentes que suportam essas próteses são perdidos em um período de 5 a 7 anos. Nos casos de reabilitações totais, o uso de próteses removíveis eram a única alternativa antes do surgimento dos implantes, que permitem a instalação de dentaduras fixas do tipo All-On-Four e/ou Protocolo (imagem abaixo).

É possível ter os Dentes Fixos novamente?
Ao invés de se apoiar sobre as gengivas ou dentes como as próteses removíveis, um implante dentário é inserido cirurgicamente no osso alveolar. O implante de titânio se “funde” ao osso por um processo chamado de osteointegração, servindo como um pilar rígido para a sustentação de uma prótese. Devido a esta fusão, não há perda óssea significante ao longo da vida, desde que a higiene seja bem feita e haja acompanhamento profissional.
Quem pode fazer Implante Dentário?
Se você é jovem, adulto ou mais velho e precisa repor um ou mais dentes, implantes são a melhor solução:
-
Condições de saúde adversas: Se você realiza tratamento odontológico de rotina, provavelmente pode ter um implante dentário. Com as devidas precauções e cuidados pré-operatórios, um paciente com pressão alta ou diabetes controlado por exemplo, pode ter implantes instalados com sucesso.
-
Doença gengival ou periodontal: Implantes podem ser utilizados desde que a higiene e o comprometimento com o tratamento estejam em dia.
-
Fumantes: Apesar de reduzirem drasticamente a taxa de sucesso de implantes, o uso de fumo não elimina totalmente possibilidade de tê-los. Nunca é tarde para parar de fumar. Um implante pode ser a motivação que você precisa para conseguir.
-
Perda óssea: Pode tornar a instalação mais complexa. Um cirurgião experiente pode solucionar este problema através de enxertos ósseos ou implantes de tamanho reduzido.
-
Em crianças, a instalação deve ser postergada até que haja cessado o crescimento.
Preciso de Enxerto Ósseo?
A perda óssea progressiva pode levar a atrofia total do alvéolo. Nesses casos há necessidade de enxerto ósseo para que o implante possa ser instalado na posição correta. Nestes casos, técnicas avançadas que utilizam osso sintético ou osso natural podem ser utilizadas para a reconstrução óssea.

Procure um especialista
O cirurgião bucomaxilofacial possui treinamento adequado para realizar implantes dentários. Na OralFacial possuímos experiência em diversos casos de reabilitações bucais complexas. Muitas vezes o procedimento é indolor e muito rápido. Fazer a cirurgia com um especialista é o ideal para evitar prejuízos a sua saúde.
Consulta
Tudo começa com o exame clínico e diagnóstico preciso.
Exames
Em alguns casos, exames complementares podem ser solicitados.
Cirurgia
Chegou o momento. Não se preocupe, faremos o melhor para você.
CONTROLE
O acompanhamento correto é tão importante quanto o planejamento e a execução.